dc.contributor.author |
Agra Neto, Juvenal da Costa |
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dc.date.accessioned |
2017-02-16T10:54:12Z |
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dc.date.available |
2017-02-16T10:54:12Z |
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dc.date.issued |
2016-05-23 |
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dc.identifier.issn |
CDD 658.8 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12391 |
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dc.description |
AGRA NETO, J. da C. Análise comparativa das estratégias de marketing utilizadas pelas IES públicas e privadas do município de Campina Grande - PB. 2015. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A crescente competitividade entre as instituições de ensino superior no Brasil tem feito com que elas busquem um melhor conhecimento de seus clientes atuais e futuros, uma válvula de escape para vencer a concorrência tem sido o aumento da qualidade no serviço prestado, uma das formas de conseguir esta expansão qualitativa é a utilização correta do mix de marketing. Este trabalho tem o intuito de comparar as ações de marketing utilizadas pela Faculdade Maurício de Nassau – CG (IES privada) e a Universidade Estadual da Paraíba (IES pública), mostrando de que maneira elas influenciam na qualidade dos serviços prestados por ambas. Para a coleta de informações participaram 394 alunos de ambas instituições, respondendo um questionário baseado no modelo SERVQUAL sobre a expectativa do serviço prestado e outro acerca da percepção da qualidade deste serviço. A pesquisa possui característica quantitativa de caráter exploratório. Seu delineamento é do tipo levantamento utilizando questionários estruturados. Com a obtenção de resultados evidenciou-se que a IES de cunho particular investe mais no trabalho com o mix de marketing, enquanto a pública quase não investe consequentemente o índice encontrado na percepção dos alunos da qualidade no serviço prestado é maior na Faculdade Maurício de Nassau. Outro fato relevante é que mesmo com números superiores, tanto a Nassau como a UEPB precisam trabalhar pontos críticos principalmente com relação a confiança de seus clientes, em todas as questões obteve-se números de expectativa superiores aos valores da percepção. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: Waleska Silveira Lira |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Marketing mix |
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dc.subject |
Qualidade de serviço |
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dc.subject |
Estratégia de marketing |
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dc.subject |
Modelo SERVQUAL |
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dc.subject |
Instituição de Ensino Superior - IES |
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dc.subject |
UEPB |
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dc.subject |
Faculdade Maurício de Nassau |
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dc.title |
Análise comparativa das estratégias de marketing utilizadas pelas IES públicas e privadas do município de Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
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