dc.contributor.advisor |
Roger Ruben Huaman Huanca |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Morato, Rayane de Fátima Ferreira |
|
dc.date.accessioned |
2017-02-17T20:20:22Z |
|
dc.date.available |
2017-02-17T20:20:22Z |
|
dc.date.issued |
2017-02-08 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12426 |
|
dc.description |
MORATO, R. F. F. Teatro e dança nos anos iniciais no cenário da modelagem matemática. 2016. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo contribuir com os professores dos anos
iniciais, no cenário da modelagem Matemática, para a construção de conhecimentos
básicos de Matemática através de uma proposta de atividades envolvendo Teatro e
Dança. O Ensino da Matemática nos anos iniciais vem passando por um grande
conjunto de dificuldades. Isto pode ser comprovado quando os alunos chegam ao
Ensino Fundamental II. Um dos motivos que levaram a este quadro é o Ensino de
Matemática pautado por práticas tradicionais como decoreba da tabuada, pois acaba
sendo fator desmotivador para o Ensino da Matemática. Uma metodologia
alternativa, a modelagem matemática, pode ajudar a reverter este quadro uma vez
que trabalha com problemas reais, elencados do contexto das próprias crianças,
potencializando, deste modo, a motivação e o interesse, aguçando nas crianças a
criatividade. Quem não dança está perdendo a possibilidade de conhecer aspectos
importantes da vida. Quem dança desenvolve-se emocionalmente, desenvolve suas
capacidades cognitivas e a própria capacidade de aprender. Portanto, fazer teatro e
dançar podem contribuir para o aprendizado de qualquer área do conhecimento. Do
mesmo modo que ler também contribui com o aprendizado do teatro e da dança e
de qualquer campo do conhecimento. A Metodologia da Pesquisa foi de caráter
bibliográfico. Neste trabalho foi realizada uma breve discussão do teatro e da dança
no contexto da modelagem matemática, seguido de onze propostas de atividades
resolvidas para subsidiar o trabalho de professores pouco familiarizados com a
modelagem. Espera-se por meio da divulgação deste trabalho, contribuir para
melhorar a qualidade do Ensino da Matemática nos anos iniciais das escolas. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Roger Ruben Huaman Huanca |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Teatro na sala de aula |
pt_BR |
dc.subject |
Dança na sala de aula |
pt_BR |
dc.subject |
Modelagem matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino da matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Educação matemática |
pt_BR |
dc.title |
Teatro e dança nos anos iniciais no cenário da modelagem matemática. |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |