UEPB - Repositório Digital

Teatro e dança nos anos iniciais no cenário da modelagem matemática.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Roger Ruben Huaman Huanca pt_BR
dc.contributor.author Morato, Rayane de Fátima Ferreira
dc.date.accessioned 2017-02-17T20:20:22Z
dc.date.available 2017-02-17T20:20:22Z
dc.date.issued 2017-02-08
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12426
dc.description MORATO, R. F. F. Teatro e dança nos anos iniciais no cenário da modelagem matemática. 2016. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo contribuir com os professores dos anos iniciais, no cenário da modelagem Matemática, para a construção de conhecimentos básicos de Matemática através de uma proposta de atividades envolvendo Teatro e Dança. O Ensino da Matemática nos anos iniciais vem passando por um grande conjunto de dificuldades. Isto pode ser comprovado quando os alunos chegam ao Ensino Fundamental II. Um dos motivos que levaram a este quadro é o Ensino de Matemática pautado por práticas tradicionais como decoreba da tabuada, pois acaba sendo fator desmotivador para o Ensino da Matemática. Uma metodologia alternativa, a modelagem matemática, pode ajudar a reverter este quadro uma vez que trabalha com problemas reais, elencados do contexto das próprias crianças, potencializando, deste modo, a motivação e o interesse, aguçando nas crianças a criatividade. Quem não dança está perdendo a possibilidade de conhecer aspectos importantes da vida. Quem dança desenvolve-se emocionalmente, desenvolve suas capacidades cognitivas e a própria capacidade de aprender. Portanto, fazer teatro e dançar podem contribuir para o aprendizado de qualquer área do conhecimento. Do mesmo modo que ler também contribui com o aprendizado do teatro e da dança e de qualquer campo do conhecimento. A Metodologia da Pesquisa foi de caráter bibliográfico. Neste trabalho foi realizada uma breve discussão do teatro e da dança no contexto da modelagem matemática, seguido de onze propostas de atividades resolvidas para subsidiar o trabalho de professores pouco familiarizados com a modelagem. Espera-se por meio da divulgação deste trabalho, contribuir para melhorar a qualidade do Ensino da Matemática nos anos iniciais das escolas. pt_BR
dc.description.sponsorship Roger Ruben Huaman Huanca pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Teatro na sala de aula pt_BR
dc.subject Dança na sala de aula pt_BR
dc.subject Modelagem matemática pt_BR
dc.subject Ensino da matemática pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.title Teatro e dança nos anos iniciais no cenário da modelagem matemática. pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta