UEPB - Repositório Digital

O uso do Crocodile Chemistry como ferramenta auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de ácidos e bases

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, André Santos da
dc.date.accessioned 2017-02-22T15:17:01Z
dc.date.available 2017-02-22T15:17:01Z
dc.date.issued 2016-01-27
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12450
dc.description COSTA, A. S. da. O uso do Crocodile Chemistry como ferramenta auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de ácidos e bases. 2016. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente, o ensino de química está cada vez mais se inovando, passando por transformações nas estruturas sociais, econômicas, políticas e culturais. Acompanhar estas mudanças exige que os professores incorporemnos seus planejamentos propostas metodológicas de ensino que utilize diversos recursos didáticos pedagógicos para tornar as aulas de Química atrativas, dinâmicas e motivadoras com o objetivo de promover uma aprendizagem significativa nos estudantes e minimizar as dificuldades de aprendizagem reportadas na literatura científica da área. Nos dias atuais, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC‟s) tem se comportado como auxílios pedagógicos capazes de favorecer o processo de ensino aprendizagem, a construção do conhecimento científico e proporcionado uma aprendizagem mais significativa. Nesse contexto, objetivo desta pesquisa foi elaborar e aplicar uma proposta de ensino com o uso da TIC Crocodile Chemistry como ferramenta auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de ácidos e bases na perspectiva do enfoque CTSA. A pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual de ensino médio no município de Arara- PB. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa. O público alvo foram trinta e nove (39) estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Arara- PB. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado questionários para avaliação do ensino de química e da proposta didática apresentada. Os resultados obtidos foram sistematizados em gráficos e tabelas, discutidos e interpretados a luz do referencial teórico. Os resultados apontam que a proposta didática foi bem aceita pelos alunos, o que favoreceu as relações professor aluno e provocou estímulo, interesse pelo estudo da química e contribuiu com o processo de ensino e aprendizagem dos sujeitos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Gilberlândio Nunes da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Tecnologias educacionais pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title O uso do Crocodile Chemistry como ferramenta auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de ácidos e bases pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta