Resumo:
A História da Matemática, por si só, nos provoca várias indagações sobre a forma como os conhecimentos matemáticos foram desenvolvidos. Por isso, são comuns pesquisas que buscam traçar contextos historiográficos e matemáticos sobre seus diversos conteúdos. Nesta perspectiva, apresentaremos neste trabalho a história do zero desde sua origem como ocupante de lugar até ele como o décimo número. No entanto, passaremos por caminhos que apontam para uma significação ampla e dinâmica desse conceito, em que, partimos da Filosofia da Educação Matemática com seus pressupostos metódicos para o ensino de Matemática até chegarmos às abordagens da história do zero nos Livros Didáticos. Nesta última, buscou-se uma análise de Livros Didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental utilizados em algumas escolas estaduais da 5ª Regional de Ensino para verificar de que maneira a história do zero é apresentada nesses livros, tendo como referência a sua epistemologia. Sendo assim, empenhamo-nos no estudo sobre a evolução e utilização deste símbolo na matemática e na sua abordagem didática nos livros escolares. A análise destes Livros Didáticos, por sua vez, ocorreu de forma crítico-reflexiva observando os métodos adotados pelos autores dos livros e as formas como eles apresentam o conceito matemático do zero. Nos livros investigados detectamos e constatamos algumas diferenças primordiais, envolvendo a falta de conceitos históricos e metódicos e as distintas abordagens do zero, enaltecendo os obstáculos epistemológicos presentes neste fundamento matemático.
Descrição:
ARAÚJO, T. O. História do zero: reflexões sobre abordagens em livros didáticos do 6° ano do Ensino Fundamental. 2011. 93f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2011.