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Endomarketing como ferramenta para a otimização da satisfação dos clientes internos: um estudo de caso na Asa Indústria Unidade Campina Grande - PB

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dc.contributor.author Costa, Jane Morais da
dc.date.accessioned 2013-07-24T15:36:24Z
dc.date.available 2013-07-24T15:36:24Z
dc.date.issued 2013-07-24
dc.identifier.other CDD 658.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1249
dc.description COSTA, J. M. da. Endomarketing como ferramenta para a otimização da satisfação dos clientes internos: um estudo de caso na Asa Indústria Unidade Campina Grande - PB. 2012. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012. pt_BR
dc.description.abstract A importância da utilização de estratégias de marketing para aumentar a competitividade das empresas, atualmente, é indiscutível. Entretanto, na era dos serviços, o sucesso da conquista e manutenção dos clientes externos está intimamente ligado ao tipo de relacionamento que a empresa estabelece com seus colaboradores. Sendo assim, as ações de endomarketing, passam a ser adotadas como forma de envolver os colaboradores e, consequentemente, estimulá-los a participar ativamente da história da empresa, contribuindo para a sua melhoria contínua. O presente estudo tem como objetivo identificar o nível de satisfação dos colaboradores da ASA Indústria situada em Campina Grande-PB, quanto às práticas de endomarketing utilizadas pela empresa. Para tanto, utilizou-se um questionário de acordo com a proposta de Bekin (1995), contendo 19 questões fechadas e 01 aberta. Os resultados indicam que os colaboradores estão insatisfeitos em relação às seguintes variáveis: remuneração, benefícios e oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional interno. Fatores que acabam por desencadear a desmotivação em trabalhar na empresa. Tomando como base o resultado da pesquisa, aponta-se a necessidade de mudanças nas estratégias de endomarketing adotadas pela empresa, em especial, aquelas voltadas parao estímulo, esforço, desempenho, valorização, recompensa e satisfação dos seus colaboradores. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientação: Gêuda Anazile da Costa Gonçalves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Marketing pt_BR
dc.subject Endomarketing pt_BR
dc.subject Colaboradores pt_BR
dc.title Endomarketing como ferramenta para a otimização da satisfação dos clientes internos: um estudo de caso na Asa Indústria Unidade Campina Grande - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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