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A importância da utilização de estratégias de marketing para aumentar a competitividade das empresas, atualmente, é indiscutível. Entretanto, na era dos serviços, o sucesso da conquista e manutenção dos clientes externos está intimamente ligado ao tipo de relacionamento que a empresa estabelece com seus colaboradores. Sendo assim, as ações de endomarketing, passam a ser adotadas como forma de envolver os colaboradores e, consequentemente, estimulá-los a participar ativamente da história da empresa, contribuindo para a sua melhoria contínua. O presente estudo tem como objetivo identificar o nível de satisfação dos colaboradores da ASA Indústria situada em Campina Grande-PB, quanto às práticas de endomarketing utilizadas pela empresa. Para tanto, utilizou-se um questionário de acordo com a proposta de Bekin (1995), contendo 19 questões fechadas e 01 aberta. Os resultados indicam que os colaboradores estão insatisfeitos em relação às seguintes variáveis: remuneração, benefícios e oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional interno. Fatores que acabam por desencadear a desmotivação em trabalhar na empresa. Tomando como base o resultado da pesquisa, aponta-se a necessidade de mudanças nas estratégias de endomarketing adotadas pela empresa, em especial, aquelas voltadas parao estímulo, esforço, desempenho, valorização, recompensa e satisfação dos seus colaboradores. |
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