Resumo:
O presente trabalho traz uma discussão em torno da letra de canção enquanto
instrumento de aprendizagem no contexto escolar, partindo de experiências em
sala de aula, com o uso de letras de canções na abordagem das habilidades da
Língua Portuguesa. Este artigo de conclusão de curso tem como objetivo
analisar a contribuição da letra de canção para o desenvolvimento da leitura e
escrita no ensino da língua materna, além propor uma ampliação na utilização
desse gênero no ensino. A pesquisa apoiou-se nas proposições teóricas de
Brito (2003), Brasil (1998), Lopes (1991) Vieira (2010), Costa (2002), Perrone
(2008). Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e interpretativa.
Assim a análise mostra que o uso deste gênero nas aulas de português, pode
facilitar o ensino e proporcionar uma aprendizagem mais significativa,
comparada aos métodos tradicionais.
Descrição:
FERNANDES, C. de L. A letra de canção com recurso didático na aula de língua portuguesa: uma experiência do estágio supervisionado. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.