Resumo:
O presente estudo teve como objetivo central analisar as abordagens dos livros didáticos aprovados no PNLD 2014 de matemática em relação ao estudo de equações do 1º grau e seu potencial para trabalhar com a resolução de problemas. A motivação para a realização desta pesquisa se deu através do reconhecimento da importância do uso da metodologia de ensino: resolução de problemas, e sua efetiva utilização. Tendo a seguinte pergunta de pesquisa: os livros didáticos aprovados pelo PNLD 2014 de matemática favorecem uma abordagem do estudo de equações do 1º grau através da resolução de problemas? Para responder essa pergunta utilizamos como referenciais as ideias de Bicudo (1999), Cavalcante (2013), Dante (1998) dentre outros. Desenvolvida como uma pesquisa de abordagem qualitativa, foram analisadas duas obras literárias, desenvolvidas para Ensino Fundamental II. Essas obras foram escolhidas aleatoriamente através de sorteios, uma da rede estadual e outra da rede municipal de Ensino. Os resultados obtidos das duas obras analisadas mostram diferenças e semelhanças entre ambas. Enquanto uma segue um modelo mais tradicional a outra traz uma abordagem mais moderna, mesmo assim as duas favorecem o trabalho com resolução de problemas.
Descrição:
FEITOSA, W. F. S. Resolução de problemas nos livros didáticos: um estudo de caso sobre as equações do 1° Grau. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017.