dc.contributor.advisor |
Carlos Eduardo de Oliveira |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Neves, Ana Paula Xavier das |
|
dc.date.accessioned |
2017-03-07T17:43:20Z |
|
dc.date.available |
2017-03-07T17:43:20Z |
|
dc.date.issued |
2011-01-29 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12689 |
|
dc.description |
NEVES, A. P. X. Investigações matemáticas como metodologia para identificar o bullying na sala de aula. 2010. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2010. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo, apresentar sugestões para trabalhar as atividades de investigações matemáticas como metodologia para lidar com o bullying na sala de aula. Isso porque o bullying é um problema muito grave que merece bastante atenção no setor educativo. Apesar do bullying não ter muito destaque no Brasil, este problema ocorre há bastante tempo e precisa ser discutido e trabalhado nas escolas, como forma de combater e até mesmo evitar os abusos inconsequentes deste fenômeno. Diante da necessidade do ensino de Matemática em apresentar alternativas metodológicas, que desenvolvemos a partir de uma atividade, destacar a importância de respeitar as diferenças do outro, ao mesmo tempo ressaltar que podemos aprender e construir novas ideias quando desenvolvemos uma atividade dando êxito a investigação e pesquisa a partir de problemas. E devido à necessidade de criar ambientes que proporcione o ensino, permitindo aos docentes trabalhar e explorar os momentos distintos de sua vida profissional e aos alunos de construírem a sua capacidade criativa e o trabalho em equipe, visando uma aprendizagem significativa, propomos como alternativas trabalhar com as investigações matemáticas para combater o bullying na sala de aula. Visto que as atividades de investigações são pouco trabalhadas nas salas de aulas, tendo como objetivo de delinear a importância de desenvolver atividades de investigações que permitam ao aluno aprimorar suas capacidades de pesquisar na escola básica. A partir daí sugerimos para o ensino e aprendizagem dos alunos, sugestão de implementar atividades de investigações matemáticas, bem como uma discussão sobre sua utilização e sobre como trabalhar este tipo de atividade e quais os benefícios para o ensino, além de possibilidades de assimilar conhecimentos investigando determinados problemas. O desenvolvimento desse trabalho se consolidou pela leitura, discussão dos referencias teóricos e pesquisa de campo em torno da temática. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Carlos Eduardo de Oliveira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino da matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Sala de aula |
pt_BR |
dc.subject |
Bullying |
pt_BR |
dc.title |
Investigações matemáticas como metodologia para identificar o bullying na sala de aula |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |