Resumo:
A inclusão de Portadores de Necessidades Especiais (PNE’s) pode ser considerada assunto de constante
visibilidade, existindo muita discussão e pouca prática; por razão da existência de tal contradição ter se
tornado prática comum, ocasiona a fragilidade na efetivação das leis, deixando a desejar em questão de
garantia dos direitos básicos desses cidadãos. Partindo do exposto, este artigo teve como objetivo
analisar a inclusão no mercado de trabalho para PNE’s na percepção dos colaboradores do Instituto dos
Cegos, em Campina Grande – PB. Trata-se de um estudo de caso, acompanhado de pesquisas
exploratória, descritiva, bibliográfica e de campo; e dos métodos quantitativo e qualitativo. O estudo foi
realizado no Instituto dos Cegos, que dispõe atualmente de 32 colaboradores, destes, foram escolhidos
aleatoriamente, por critérios de acessibilidade, 13 ou aproximadamente 40% para participarem da
pesquisa. O instrumento foi um questionário, contendo inicialmente seis variáveis referentes ao perfil
dos respondentes: Faixa etária, Gênero, Estado Civil, Renda, Escolaridade e Raça; e vinte e três
assertivas, distribuídas em cinco indicadores de inclusão: Acessibilidade, Discriminação, Qualidade de
Vida no Trabalho, Mercado de Trabalho e Políticas Públicas, mensuradas através da escala Likert,
adaptada para três categorias: Concordância, Neutralidade e Discordância. Nos resultados, verificou-se
que, a maioria concordou com Qualidade de Vida no Trabalho e Discriminação; enquanto que houve
um percentual maior de concordância, mas que não atingiu a maioria em Políticas Públicas e Mercado
de Trabalho; e de Neutralidade para Acessibilidade. Assim, esforços deverão ser envidados para
melhorar a Acessibilidade às PNE’s, bem como promover maiores investimentos para diminuir cada
vez mais a discriminação.
Descrição:
CÂMARA, M. F. Inclusão no mercado de trabalho para pessoas com necessidades especiais: o caso dos colaboradores do Instituto dos cegos, em Campina Grande - PB. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]