Resumo:
Este trabalho refere-se a uma pesquisa que visa verificar como a História Matemática está inserida em um Livro Didático do nono ano do Ensino Fundamental, refletindo assim sobre a Educação Matemática. Para tanto utilizamos o livro da coleção Projeto Araribá (Moderna, 2006), avaliado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), referente ao período 2008-2010, livro este adotado por algumas escolas na cidade de Monteiro. Tivemos assim o propósito de analisar informações, dados ou aplicações da História da Matemática presentes neste livro. Refletimos a partir de alguns aspectos importantes presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e no PNLD com objetivo de apresentar elementos que demonstrem a importância de saber a História da Matemática para ensinar matemática. Estabelecendo neste estudo algumas categorias a partir daquelas desenvolvidas por Vianna (1995), aperfeiçoadas por Bianchi (2006), tendo a História da Matemática como motivação, Informação, Estratégia Didática ou como parte integrante do desenvolvimento do conteúdo (Imbricado). Dentre os resultados obtidos, pode-se dizer que o livro analisado não apresenta a História da Matemática da forma como recomendada pelos pesquisadores que fundamentam este trabalho.
Descrição:
NEVES, P. R. A. Como a história da matemática se apresenta em um livro didático do Ensino Fundamental. 2010. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2010.