Resumo:
Este artigo tem como objetivo trazer uma análise de como o sensacionalismo se constituiu na imprensa de um modo geral e como sua prática se efetiva até hoje em um contexto de espetacularização midiática. Como objeto de estudo, analisamos alguns exemplares de capas do jornal Já Paraíba, pertence ao Sistema Correio de Comunicação e é comercializado desde 2009 por todo o Estado da Paraíba. A finalidade é identificar no jornal, algumas características que evidencie a abordagem sensacionalista trazida pelo periódico. De caráter exploratório, a análise se fez sobre elementos como títulos, manchetes, fotografias e cores, no sentido de elencar quais e como são utilizados recursos diversos para produzir conteúdo sensacionalista. Como pressupostos teóricos contribuíram autores como Angrimani (1995); Jorge (2008); Debord (1997); Marcodes Filho (1986), dentre outros.
Descrição:
SILVA, J. C. da. Sensacionalismo e imprensa popular - uma análise das capas do Jornal Já Paraíba. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]