Resumo:
Nesta investigação, mergulhamos de cabeça sobre o tema da Publicidade Infantil na TV aberta, especialmente no Sistema Brasileiro de Televisão. A escolha desse tema é relevante dada a vulnerabilidade do público infantil, bem como as possibilidades de alcançá-lo para estimular um comportamento consumista. Objetivamos nessa pesquisa analisar a publicidade na programação televisiva dirigida às crianças através do Canal 9 – TV Borborema, afiliada do SBT em Campina Grande-PB. Mais especificamente, propomos 1. Descrever as características e funções da publicidade; 2. Apresentar a regulamentação da publicidade infantil na legislação brasileira; 3. Analisar a grade de programação do Canal 9 – TV Borborema, afiliada do SBT em Campina Grande-PB verificando os aspectos que despertam o interesse e o comportamento consumista. Como metodologia, nos pautamos no paradigma qualitativo de abordagem interpretativista, utilizando os procedimentos e técnicas propostos por Bardin (2009). Teoricamente, assumimos as considerações de Sant’anna (2007), Torres (2014), Valois (2013), Souza (2000). Os dados revelam que a emissora possui uma vasta programação para o público infantil, com novelas, programas, desenhos filmes e comerciais e buscou adequar-se as orientações básicas propostas pelo CONANDA. Concluímos que apesar das regulamentações a emissora tem uma publicidade que pode estimular o comportamento infantil quanto ao desejo de compra através de elementos que desenvolvem aspectos que induzem ao consumismo.
Descrição:
RIBEIRO, D. J. F. Publicidade infantil na TV aberta: entrelaçamentos da persuasão, consumismo e infantilidade no SBT. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Monografia]