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O presente artigo discorre sobre o Serviço Social na Educação, a partir da análise de pesquisas de vários autores que abordam a temática que envolve a atuação do Assistente Social no âmbito educacional. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, documental, descritiva e exploratória. Traz como objetivo a intenção de melhor conhecer a profissão, sob ou a partir de que perspectivas atua, quais demandas de ordem prática e política envolvem seu fazer profissional, visto que, trata-se de um espaço onde circundam-se as variadas expressões da questão social. Algumas das situações vivenciadas na escola e que podemos considerar que vem sendo crescente nos últimos anos são relacionadas à violência, gravidez na adolescência, baixo rendimento, evasão escolar, dificuldades de aprendizagem, bullying, trabalho infantil etc. Destacam-se ainda, as importantes contribuições do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), através de ações desenvolvidas voltadas para o aprofundamento da reflexão, discussão e conhecimento desse espaço sócio-ocupacional que tem ampliado-se para a profissão. Tendo em vista que o/a Assistente Social é um/a profissional que trabalha com as políticas sociais, e que tem em sua formação as três dimensões – teórico metodológica, ético-política e técnico-operativa – voltadas para uma perspectiva crítica, propositiva, e de ampliação de direitos, acredita-se que este/a poderá contribuir com os/as demais profissionais da educação para a construção de um espaço em que busque a efetivação dos direitos. |
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