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Para lidar com pessoas com comportamentos difíceis e com as complicações que elas criam, faz-se
necessário preservar o relacionamento com os colaboradores, o que provavelmente irá eliminar todas as
dificuldades no ambiente de trabalho. Desta forma, este artigo teve como objetivo identificar as
estratégias utilizadas pelos gestores de um grupo empresarial da Paraíba, para obter bons
relacionamentos com seus colaboradores de comportamentos difíceis. Nos aspectos metodológicos,
apresentam-se os tipos de pesquisas utilizados, quais sejam: exploratória, descritiva, bibliográfica,
pesquisa de campo e estudo de caso, adotando-se também os métodos quantitativo e qualitativo. O
instrumento da pesquisa foi um questionário contendo cinco questões fechadas relacionadas ao perfil do
líder e uma enquete contendo apenas uma pergunta simples e direta, relacionada as estratégias utilizadas
para liderar os colaboradores de comportamentos difíceis, O grupo conta com 20 líderes, entretanto
apenas oito responderam ao instrumento, configurando aproximadamente 40% deste universo. Nos
resultados verificou-se que foram apresentadas onze estratégias, dentre elas, nove coincidiram com a
visão dos autores Almeida (2011) e Hoover (2015). Face ao exposto, é válido ressaltar que o diálogo
foi identificado com a estratégia chave para se ter um bom relacionamento e até mesmo para se
colocar em prática todas as outras estratégias citadas. |
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