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Entende-se comportamento do consumidor como sendo a investigação das atividades diretamente envolvidas em obter, consumir e dispor de produtos e serviços, incluindo os processos decisórios que antecedem e sucedem estas ações. Assim, as organizações deverão atrair, manter e satisfazer clientes, considerando que o cliente satisfeito irá ampliar grandemente a sua lucratividade e competitividade. Nesse contexto, este artigo teve como objetivo identificar quais os fatores que influenciam o comportamento de compra do consumidor de veículos da concessionária Dão Silveira Motors Ltda,, em Campina Grande – PB. Para alcançar o objetivo proposto, foi utilizada a metodologia, baseada em pesquisas exploratória, descritiva, bibliográfica, de campo, estudo de caso, qualitativa e quantitativa envolvendo uma amostra de 150 clientes da Dão Silveira Motors Ltda. As dimensões da pesquisa foram: os fatores culturais (cultura, subcultura e classes sociais); sociais (grupo de referência, família e papeis e status); pessoais (idade e estágio do ciclo de vida, ocupação, condições econômicas, estilo de vida e personalidade); psicológico (percepção, aprendizagem, memória, crenças e atitudes). O instrumento utilizado foi um questionário com 15 (quinze) perguntas objetivas, sendo uma assertiva para cada variável, que foram mensuradas através de três categorias adaptadas da escala Likert, quais sejam: concordância, neutralidade e discordância. Nos resultados obtidos, a maioria concordou que todos os fatores trabalhados influenciam o comportamento do consumidor, destacando-se como mais relevantes, os fatores pessoais; e como menos importantes, os culturais. |
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