Resumo:
A Gestão do Conhecimento vem ganhando destaque na última década e conquistando de maneira intensa o mercado de trabalho em todo o mundo. Empresas brasileiras do setor de comunicação, engenharia, tecnologia, saúde e serviços que praticam esta Gestão, comprovam o desenvolvimento empresarial que dela decorre, como também se mostram organizações mais competitivas, eficientes e inovadoras. Esse tipo de Gestão está diretamente ligada ao aproveitamento do capital intelectual dentro das organizações e como estas o gerem, objetivando o crescimento empresarial e individual dentro de suas estruturas. Este estudo é baseado no modelo das Sete Dimensões da Gestão do Conhecimento de Terra (2000) e tem por objetivo avaliar se um estabelecimento particular de ensino da cidade de Campina Grande – PB está praticando a Gestão do Conhecimento. Em relação à metodologia utilizada, optou-se pela quantitativa de caráter descritivo, sendo o instrumento de pesquisa um questionário direcionado a alta administração da empresa analisada. Os resultados do estudo apontam que a Gestão do Conhecimento no Colégio Motiva está sendo praticada nos níveis estratégico, organizacional e estrutural de um modo bom, mas com algumas características a serem aprimoradas. Concluí-se que existe o incentivo de novos conhecimentos através do aproveitamento do capital intelectual, contribuindo tanto para o crescimento pessoal de seus colaboradores, quanto para o seu maior desenvolvimento empresarial.
Descrição:
LOUREIRO, S. C. A. F. Avaliação da gestão do conhecimento: um estudo de caso no Colégio Motiva. 2012. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.