Resumo:
A seleção de recursos didáticos para o ensino dos alunos com deficiência visual tem sido, constantemente, debatido e traz muitos receios e questionamentos por parte das instituições e docentes. Assim sendo, o presente estudo focou o audiolivro A Bela Acordada de autoria de Ligia Pereira dos Santos como ferramenta de aprendizagem significativa dos alunos com deficiência visual das turmas do 4°ano do ensino fundamental do Instituto dos Cegos em Campina Grande – PB, no período de outubro a dezembro de 2012. O método de pesquisa empregado é a pesquisa-ação, na qual procurou-se compreender, explorar, descrever e intervir no contexto real do uso do audiolivro. Bem como, verificar se o audiolivro é uma ferramenta eficaz para o ensino de leitura e interpretação de texto para as pessoas com deficiência visual. Vale ressaltar ainda, que a formação do professor e o uso adequado dos materiais didáticos mostraram-se como fatores determinantes para o ensino significativo não somente para os deficientes visuais, mas para todos.
Descrição:
RODRIGUES,Neuza Jorge. Audiolivro: uma ferramenta de inclusão. 2013. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Novas Tecnologias na Educação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.