Resumo:
O presente artigo tem como objetivo verificar como os tradicionais clubes de Pombal/PB utilizam o marketing esportivo, pesquisando o que eles entendem sobre marketing, se possuem ou pretendem possuir algum projeto de marketing. Para isso foi realizada uma pesquisa exploratória e um estudo de caso no Nacional Futebol Clube e também no Ferroviário Esporte Clube, ambas as equipes da cidade de Pombal/PB. Foi aplicado um questionário ao presidente do Nacional e ao vice-presidente do Ferroviário com 8 (oito) perguntas fechadas e 12 (doze) abertas. A pesquisa foi realizada em 2016, encontrou clubes com baixa infraestrutura, orçamentos negativos, sem projetos de marketing e que, mesmo com tudo contra, se mantêm de pé motivados pela paixão e sonhos de um dia levar sua equipe para um maior patamar.
Descrição:
MEDEIROS, R. C. Marketing Esportivo: sua utilização nos tradicionais clubes de futebol da cidade de Pombal - PB. 2016. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.