UEPB - Repositório Digital

O laboratório de ensino de matemática (LEM) como facilitador do processo de ensino e aprendizagem.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Débora Janaína Ribeiro e Silva pt_BR
dc.contributor.author Silva, José de Assis de Queiroz
dc.date.accessioned 2017-04-12T17:46:54Z
dc.date.available 2017-04-12T17:46:54Z
dc.date.issued 2011-06-06
dc.identifier.other CDD 510.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13325
dc.description SILVA, J. A. Q. O laboratório de ensino de matemática (LEM) como facilitador do processo de ensino e aprendizagem. 2011. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Nosso trabalho tem como objetivo apresentar o resultado das atividades desenvolvidas por alunos do 7º ano A do turno da manhã da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Pedro Bezerra Filho”, em Camalaú – PB, em uma concepção construtivista contemplando os conteúdos de Área e Perímetro de figuras planas; Estudo de Ângulos e Números Racionais. De um modo geral, observamos que a maioria dos alunos possui certa antipatia pela matemática, devido à forma com que ela é apresentada, esse fato normalmente acontece desde as séries iniciais. O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) pode vir a nos ajudar a superar essa antipatia, dando oportunidade de realizar experimentos, compreender situações através dos sentidos, principalmente visão e tato, assim como auxiliar ao uso de jogos e brincadeiras, tornando atrativo o ensino e aprendizagem da matemática para os alunos. Foi proposta aos alunos a resolução de questões com o uso de Materiais Manipuláveis – MD, promovendo a percepção visual e tátil para o desenvolvimento das soluções de cada questão proposta. Apresentamos ainda, concepções sobre: O que é o LEM?; A importância de seu uso; Como montar um LEM ideal ou um mini-laboratório; As orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s); A utilização dos jogos no ensino da matemática; contribuições do LEM na formação de professores. As atividades aplicadas na turma do 7º ano foram bem satisfatórias, uma vez que os alunos se empenharam em desenvolvê-las gerando uma aprendizagem significativa. pt_BR
dc.description.sponsorship Débora Janaína Ribeiro e Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Laboratório de matemática pt_BR
dc.subject Materiais didáticos manipuláveis pt_BR
dc.subject Ensino da matemática pt_BR
dc.title O laboratório de ensino de matemática (LEM) como facilitador do processo de ensino e aprendizagem. pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta