Resumo:
O presente trabalho tem por finalidade analisar as potencialidades da Modelagem Matemática como metodologia de ensino. A Modelagem Matemática nessa pesquisa é entendida numa perspectiva sócio-critica conforme Barbosa (2001, 2003). Nesse sentido, buscamos apresentar uma pesquisa científica caracterizada como uma intervenção didática nas aulas de matemática, realizada em uma turma de 6ª ano do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino, ambientada em uma escola pública do Cariri Paraibano. A temática em questão foi a produção de lixo e seu armazenamento, partindo das orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais que recomendam o uso de matemática como recursos para temas como Meio Ambiente, educação sexual, consumo, entre outros. Os conteúdos matemáticos centrais trabalhados foram os conceitos de perímetro, área, volume, entre outros. As intervenções ocorreram em três momentos, o primeiro momento denominamos de mobilização, no qual aconteceu a escolha do tema e foi feito uma pesquisa bibliográfica acerca do tema; o segundo momento foi a construção de um modelo matemático, onde os alunos formaram grupos e fizeram o levantamento de dados e por fim, o terceiro e último momento ocorreu a análise dos dados. Essa análise foi desenvolvida a partir das contribuições teóricas de Barbosa (2001 e 2003), Ferreira (2003) e Biembengut (2007) dentre outros. Concluímos com este trabalho, que ao se trabalhar os conceitos matemáticos a partir de temas transversais utilizando a Modelagem Matemática como metodologia alternativa de ensino, o professor possibilita aos alunos uma melhor compreensão dos temas e, além disso, contribui de forma direta com a formação cidadã dos alunos, já que estes precisam participar diretamente com a pesquisa para que esta venha a ter êxito.
Descrição:
BEZERRA, R. S. Modelagem matemática como alternativa para o ensino e aprendizagem da matemática a partir do lixo e seu armazenamento. 2011. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2011.