Resumo:
A inserção da disciplina de Sociologia nos currículos do Ensino Médio foi e continua sendo um desafio, principalmente para os docentes que ministram a respectiva disciplina. A sociologia assim nos fornece meios através da análise para se conhecer a sociedade na contemporaneidade. A presente pesquisa tem como objetivo refletir a cerca da recepção desses conteúdos pelo público discente, isto é, os alunos. Os pressupostos, as origens e os desdobramentos da história da Sociologia nos mostram o quanto essa Ciência/disciplina é de fundamental importância para currículos nacionais, bem como para percebermos o que o público estudantil pensar sobre tais conteúdos. Sendo assim iremos analisar através de questionários e observações como os discentes vêem a disciplina de Sociologia. A meta desse trabalho é contribuir para uma melhor atuação do docente da área de sociologia no Ensino Médio.
Descrição:
BARBOZA, Aluska Martins dos Santos. Sociologia: da academia aos bancos escolares. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]