Resumo:
A presente pesquisa, de natureza qualitativa-interpretativa, tem como objetivo
principal discutir sobre os desafios encontrados durante o ensino-aprendizagem de
língua inglesa nas escolas públicas e enfatizar a importância de se desenvolver
métodos significativos para a concretização desse processo. Dessa forma, este
trabalho divide-se em dois momentos: Inicialmente serão apontadas algumas
reflexões sobre a teoria dos métodos de ensino e suas implicações para o processo
de ensino-aprendizagem de inglês, que é a problemática central desta pesquisa.
Para tais considerações, será destacada a visão dos PCNs (1998), bem como os
argumentos de Oliveira (2014) e Leffa (2008). Em seguida, com base nos
pressupostos teóricos de Pimenta e Lima (2004), Barreiro e Gebran (2006) e Silva
(2014), o foco da discussão será o Estágio Supervisionado e sua relevância para a
formação do docente de língua inglesa. Por fim, serão relatadas e discutidas
algumas experiências vivenciadas durante o Estágio (mais precisamente durante o
período de observação em uma escola da rede pública localizada na cidade de
Guarabira/PB) durante o qual foi possível refletir de perto o quanto a metodologia
adotada pelo professor pode estar diretamente ligada às suas concepções de
ensino-aprendizagem e que isso pode de alguma forma interferir na sua prática,
sendo muitas vezes o fator decisivo para a motivação ou desmotivação dos alunos
pelo aprendizado.
Descrição:
PINA, T. F. O ensino-aprendizagem de língua inglesa: uma discussão sobre métodos de ensino. 2017. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.