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O trabalho trata da importância das redes sociais, focando-as como ferramentas para auxiliar no entendimento e captar as necessidades, vontades e críticas de seus clientes; bem como usar essas informações para realizar melhores ajustes no plano de marketing, gerando as soluções mais adequadas para se resolver problemas das empresas, como atrair e fidelizar clientes. Assim, o objetivo deste trabalho consiste em analisar o uso das redes sociais, em especial, o Facebook pelas empresas aéreas brasileiras. Para atingir o objetivo foram abordados ao longo do trabalho três pontos: redes sociais, principais redes sociais no Brasil e utilização das redes sociais como estratégia de relacionamento com os consumidores no Facebook. A coleta dos dados foi realizada nas páginas do Facebook das empresas, Gol Linhas Aéreas Inteligentes, LATAM Airlines e Azul Linhas Aéreas Brasileiras, na Internet, no período de 01 a 05 de maio de 2016. Após a coleta de dados, foi realizada leitura crítica e interpretativa das fontes, observando o relacionamento empresa/consumidor. Foram analisados os posicionamentos das três marcas do ramo de aviação brasileira, sendo observado que as empresas conseguem obter opiniões, reações e feedbacks com os clientes gerando interatividade e comunicação com seus consumidores. Nos resultados, verificou-se que o uso das redes sociais é uma importante ferramenta para o relacionamento com o cliente, em relação à empresa, bem como criar fidelização. |
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