Resumo:
O crescimento da população idosa é cada vez mais notório causado por diversos fatores, que gera mudanças de comportamentos ao longo do tempo. Este trabalho tem como objetivo analisar as características de consumo e de alimentos os idosos no processo de decisão de compra alimentar, através de três perspectivas: características do consumidor, características do alimento e características de consumo. Para isso, foi realizado um estudo quantitativo-descritivo de caráter exploratório, juntamente a 77 idosos que participam da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA), da cidade de Campina Grande, PB, situado no Campus I da Universidade Estadual da Paraíba. O questionário aplicado decorreu em setembro de 2016, adaptado do “Modelo de Consumo Alimentar Brasileiro”. Os dados analisados orientaram-se, estatisticamente, a partir de gráficos elaborados no programa Microsoft Excel. Foi considerada a discussão em torno dos dados obtidos, a começar da interpretação dos resultados, com a contribuição teórica relevante. De acordo com os resultados obtidos, tornou possível identificar as características que foram propostas no objetivo.
Descrição:
SANTOS, J. de A. O comportamento do consumidor idoso na decisão de compra alimentar: um estudo de caso da universidade aberta à maturidade (UAMA) da UEPB, na cidade de Campina Grande-PB. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]