Resumo:
A presente monografia apresenta um estudo sobre a transição da linguagem natural para a linguagem algébrica e da linguagem algébrica para a linguagem natural baseando-se na teoria dos registros de representações semióticas descritas por Duval. Inicialmente apresentamos os conceitos sobre a teoria das representações semióticas de Duval que são essenciais para o desenvolvimento desse estudo, bem como a contribuição de outros autores que contribuíram para melhor entendimento dessa nova área de estudos. Como destaque temos Duval (2003, 2005, 2008), Feio (2008, 2009) e André (2007). Este estudo teve como objetivo geral analisar as principais dificuldades apontadas pelos alunos na passagem da linguagem natural para a linguagem algébrica e vice-versa sob a ótica dos registros de representações de Duval. Para isso, o desenvolvimento ocorreu através de uma pesquisa de campo, numa escola da rede estadual na cidade de Monteiro-PB, com auxílio de uma pesquisa que englobava questões relacionada a linguagem natural e linguagem algébrica. Foram seguidos três momentos, na qual iniciou-se com a elaboração de um questionário, com duas questões, para a intervenção em sala de aula, o segundo momento foi desenvolvido a intervenção na sala de aula com aplicação do questionário durante duas horas seguidas, e o momento final foi a realização da análise dos dados coletados. Com a análise obtidos na pesquisa e com base na fundamentação desse estudo percebemos as dificuldades dos alunos na passagem da linguagem natural para a linguagem algébrica por falta de regras que deveriam ser respeitadas e da linguagem algébrica para linguagem natural por falta de assimilação e afinidade desse tipo de atividade.
Descrição:
SILVA, F. M. Transição da linguagem natural para a linguagem algébrica e da linguagem algébrica para a linguagem natural sob a ótica da teoria de Duval. 2012. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso
(Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2012.