dc.description.abstract |
O presente trabalho traz uma abordagem sobre os fatores que podem influenciar no ambiente organizacional, mantendo ou despertando a motivação entre os indivíduos, ressaltando as diversas teorias que englobam esta questão. O objetivo é analisar o nível motivacional dos funcionários de uma livraria no comércio de Campina Grande através de um estudo de caso, utilizando-se de uma pesquisa de caráter exploratório, quantitativa, descritiva e bibliográfica, na qual se concretiza por meio de um questionário. Verificam-se as principais causas que estimulam a motivação nas pessoas, dentre elas: o bom relacionamento com gestores e companheiros de trabalho, elogios, recompensas, oportunidades e bem estar. Deste modo, torna-se indispensável a competência dos gestores em detectar as necessidades dos componentes da organização, sejam elas individuais ou coletivas, para que se mantenha o estímulo entre eles bem como a satisfação para ambas as partes, assegurando o empenho, a produtividade, a competitividade e a lucratividade da empresa. |
pt_BR |