Resumo:
O presente Trabalho de Conclusão de Curso vinculado à Licenciatura em Matemática do
Campus-VI, da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, teve como objetivo analisar a
percepção dos docentes formadores de professores que ensinam matemática sobre a Educação
Inclusiva como elemento necessário na formação desses professores. O interesse para
desenvolver essa pesquisa, surgiu em meio ao contato que já tenho em sala de aula com
alunos especiais, e ao mesmo tempo me ver terminando o curso, e perceber que nenhuma
preparação foi ofertada na graduação. Diante dessa Inquietação, resolvemos investigar como
era oferecida a formação para Educação Inclusiva no âmbito da Licenciatura em Matemática
do CCHE e discutir a ótica dos professores formadores sobre a temática, utilizando assim
como referencial trabalhos de Ceolin et al (2009), Malacrida e Barros (2011), dentre outros.
Esta pesquisa é denominada de caráter qualitativo e também exploratória, de acordo com
Fiorentini e Lorenzato (2006), por se tratar de uma pesquisa onde o pesquisador, quer
conhecer melhor uma realidade para poder empreender pesquisas mais complexas. Sendo
assim, nossa pesquisa contou com um questionário para os docentes da Licenciatura em
Matemática, levando em consideração aspectos documentais da Licenciatura. Os resultados
indicam que os docentes reconhecem a falta de formação específica, e apontam a necessidade
de mudanças na Licenciatura para atender às demandas para Educação Inclusiva
Descrição:
SANTOS, R. G. S. Educação inclusiva na formação inicial de professores que ensinam matemática: a ótica do formador. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.