Resumo:
O presente trabalho de conclusão de curso teve como principal objetivo analisar a percepção
dos futuros professores de matemática formados na Licenciatura de Matemática do Campus –
VI da (UEPB) acerca do componente Estágio Supervisionado na sua formação profissional. A
pesquisa foi motivada por dois aspectos. O primeiro diz respeito a minha experiência pessoal
como futuro professor de matemática, o segundo aspecto foi a pesquisa realizada por
Carvalho (2011) que tratava da mesma temática, porém o foco era as percepções dessas
contribuições dos professores recém formados. Para realizar nossa pesquisa utilizamos como
principais referências às categorias de conhecimentos necessários a formação docente de
Shulman (1986) a ideia de estágio como campo de pesquisa e formação da identidade
profissional de acordo com Pimenta e Lima (2009). A partir de uma abordagem metodológica
qualitativa, utilizamos o questionário aberto para coleta de dados. Participaram dessa pesquisa
05 futuros professores de matemática matriculados no Estágio Supervisionado III do turno
noturno. Dentre outros resultados, a análise aponta para um consenso por parte dos futuros
professores acerca da importância do estágio na formação de sua identidade profissional.
Recomendamos como estudos futuros uma investigação mais profunda da relação entre
estágio e as categorias de conhecimento elencadas por Shulman (1986).
Descrição:
HONORATO, F. C. Estágio supervisionado em foco: o olhar dos futuros professores de matemática. 2012. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2012.