UEPB - Repositório Digital

Falando sobre jogos matemáticos: a palavra dos professores

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento, Ivone Gomes Rodrigues do
dc.date.accessioned 2017-08-17T19:19:30Z
dc.date.available 2017-08-17T19:19:30Z
dc.date.issued 2014-07-18
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13922
dc.description NASCIMENTO, I. G. R. Falando sobre jogos matemáticos: a palavra dos professores. 2016. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente Trabalho de Conclusão de Curso vinculado a Licenciatura plena de Matemática do Campus-VI, da Universidade Estadual da Paraíba - (UEPB) tem como objetivo analisar sob a perspectiva dos professores de Matemática da rede municipal de Monteiro - PB a utilização de jogos matemáticos na sala de aula. Esta pesquisa surgiu do meu interesse pela participação de diversas discussões teóricas a respeito do uso metodológico desses jogos, e ao participar das atividades de Estágio Supervisionado em que percebemos uma ausência marcante quanto ao uso de jogos nas aulas de Matemática. Tendo como pergunta de pesquisa: como os docentes que ensinam matemática percebem o uso dos jogos matemáticos como alternativa no processo de ensino? Como referencial utilizamos trabalhos de Menezes e Fossa (2007), Moura (1992), Muniz (2010). Denominamos está pesquisa como qualitativa, conforme Bogdan e Biklen, 1994 por entender que esta permite conhecer processos e fenômenos que não podem ser quantificados, nesse entendimento a investigação qualitativa privilegia a compreensão dos comportamentos a partir da perspectiva dos sujeitos da investigação. Dessa forma nossa pesquisa tomou a forma de uma pesquisa de campo aproximando-se da pesquisa participante. Como ambiente de pesquisa oferecemos aos professores um Curso de Extensão sobre jogos matemáticos. Para coleta de dados utilizamos questionário semiestruturado e diário de Bordo. Os resultados indicam que os professores reconhecem a importância dos jogos matemática, mas não utilizam com frequência, por falta de estrutura nas escolas e também por falta de compreensão da natureza teórica do uso de jogos matemáticos pt_BR
dc.description.sponsorship José Luiz Cavalcante pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Jogos na matemática pt_BR
dc.subject Metodologias alternativas pt_BR
dc.subject Formação de professores de Matemática pt_BR
dc.subject Ensino da matemática pt_BR
dc.title Falando sobre jogos matemáticos: a palavra dos professores pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta