dc.contributor.author |
Nascimento, Ivone Gomes Rodrigues do |
|
dc.date.accessioned |
2017-08-17T19:19:30Z |
|
dc.date.available |
2017-08-17T19:19:30Z |
|
dc.date.issued |
2014-07-18 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13922 |
|
dc.description |
NASCIMENTO, I. G. R. Falando sobre jogos matemáticos: a palavra dos professores. 2016. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso vinculado a Licenciatura plena de Matemática do
Campus-VI, da Universidade Estadual da Paraíba - (UEPB) tem como objetivo analisar sob a
perspectiva dos professores de Matemática da rede municipal de Monteiro - PB a utilização
de jogos matemáticos na sala de aula. Esta pesquisa surgiu do meu interesse pela participação
de diversas discussões teóricas a respeito do uso metodológico desses jogos, e ao participar
das atividades de Estágio Supervisionado em que percebemos uma ausência marcante quanto
ao uso de jogos nas aulas de Matemática. Tendo como pergunta de pesquisa: como os
docentes que ensinam matemática percebem o uso dos jogos matemáticos como alternativa no
processo de ensino? Como referencial utilizamos trabalhos de Menezes e Fossa (2007), Moura
(1992), Muniz (2010). Denominamos está pesquisa como qualitativa, conforme Bogdan e
Biklen, 1994 por entender que esta permite conhecer processos e fenômenos que não podem
ser quantificados, nesse entendimento a investigação qualitativa privilegia a compreensão dos
comportamentos a partir da perspectiva dos sujeitos da investigação. Dessa forma nossa
pesquisa tomou a forma de uma pesquisa de campo aproximando-se da pesquisa participante.
Como ambiente de pesquisa oferecemos aos professores um Curso de Extensão sobre jogos
matemáticos. Para coleta de dados utilizamos questionário semiestruturado e diário de Bordo.
Os resultados indicam que os professores reconhecem a importância dos jogos matemática,
mas não utilizam com frequência, por falta de estrutura nas escolas e também por falta de
compreensão da natureza teórica do uso de jogos matemáticos |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
José Luiz Cavalcante |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos na matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias alternativas |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores de Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino da matemática |
pt_BR |
dc.title |
Falando sobre jogos matemáticos: a palavra dos professores |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |