Resumo:
Sabe-se que a educação ambiental é de suma importância para a sociedade. Neste contexto, as escolas vêm contribuindo de forma significativa para a construção de cidadãos conscientes na realização de práticas ambientais. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar as práticas ambientais dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Padre Simão Fileto, em Cubati - PB. Para a elaboração deste artigo foram realizadas pesquisas do tipo exploratória, descritiva, de campo, bibliográfica e estudo de caso, seguidas nos métodos quantitativo e qualitativo. O objeto de estudo foi a EMEFM Padre Simão Fileto, que atualmente, no turno da manhã, conta com um universo de 300 alunos, deste foi escolhida por critério de acessibilidade, uma amostra de 120 alunos, correspondendo, assim, a 40% do universo. O instrumento de pesquisa foi um questionário contendo 12 questões, sendo 02 relacionadas ao perfil e 10 às práticas ambientais, analisadas através de 04 dimensões, a saber: Educação Ambiental; Reutilização; Redução e Reciclagem; mensuradas através de uma escala de avaliação verbal, composta por três categorias: Todas as vezes; Algumas vezes e Nenhuma vez. A pesquisa foi aplicada no mês de março de 2017. Nos resultados, verificou-se que a maioria é do Gênero feminino e encontra-se na Faixa etária de 12 a 14 anos. Quanto às práticas ambientais, a maioria, informou algumas vezes quanto a Educação Ambiental e Reutilização; Todas as vezes para Redução e Nenhuma vez para Reciclagem. Percebe-se que a escola precisa criar estratégias para sensibilizar e capacitar os alunos como agentes comprometidos com os princípios dos 3R’s, de modo a estimular a preservação e conservação dos recursos naturais, como também toda comunidade escolar possa ser consciente que o meio ambiente é essencial para a nossa vida e gerações futuras.
Descrição:
SOUSA, I. C. de. Práticas ambientais: estudo na percepção do corpo discente na escola de ensino fundamental e médio padre Simão Fileto, em Cubati - PB. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]