Resumo:
Atualmente, mesmo com o desenvolvimento e potencialização do abastecimento de água potável na zona urbana, algumas cidades da Paraíba, como Areia, ainda utilizam água de mananciais subterrâneos (cacimba) como alternativa de abastecimento para o consumo doméstico, sem nenhum tratamento prévio. Outro fator relevante é a ausência de saneamento básico, acarretando no aumento da poluição hídrica e escassez da água potável. O diagnóstico da utilização da água e do conhecimento das pessoas nessas áreas sinaliza os riscos à saúde dessa população e poluição dos mananciais que nascem ou passam nessa região. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou oferecer palestras de educação ambiental contextualizadas, numa escola pública, tendo como ponto de partida a avaliação da qualidade da água dos mananciais utilizada para o consumo doméstico na zona urbana da cidade de Areia-PB. As atividades foram realizadas nas seguintes etapas: visita ao município, aplicação de questionários, coleta de água, análise laboratorial das amostras e a socialização ambiental educativa numa escola pública no município de Areia. Os resultados referentes às análises químicas, física e microbiológica foram comparados aos valores determinados pela legislação brasileira. Diante do reconhecimento e caracterização dos recursos hídricos da região, as ações ambientais educativas relacionaram conteúdos ministrados nas vivências dos alunos e dos fenômenos que ocorrem em sua volta. Dessa forma, foi identificado o interesse dos mesmos pela aprendizagem no próprio ambiente escolar sobre as questões cotidianas referentes à qualidade da água.
Descrição:
SILVA, P. dos S. Educação ambiental – Estudo de caso aplicado à qualidade da água na cidade de Areia – PB. 2016. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.