dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo compreender a importância do brincar na Educação Infantil. O brincar e a brincadeira são ações culturais relevantes para a vida das crianças, por que através dessas práticas lúdicas elas vão desenvolver o seu corpo, as relações interpessoais, a construção da narrativa do falar, conversar, combinar, ao mesmo tempo em que se brinca. O lúdico envolve múltiplas atividades, e ao se trabalhar ludicamente não se está abandonando a seriedade dos conteúdos que serão apresentados às crianças, pois as brincadeiras são indispensáveis para o desenvolvimento sadio e a apreensão dos conhecimentos. Nesse sentido, como fundamentação teórica, utilizamos autores renomados que trabalham com a concepção do brincar, a exemplo de Piaget (1975), Vigotsky (1987) e documentos que regem a Educação Infantil no Brasil, o RECNEI; dentre outros que nortearam este trabalho, fornecendo uma visão mais ampla sobre o ato de brincar e suas implicações no ensino. A metodologia caracterizou-se por uma pesquisa de campo, da tipologia observação, realizada em uma instituição pública do município de Campina Grande- PB, na Creche, no turno da manhã. Assim, observamos que trabalhar o lúdico é fundamental no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança e cabe ao educador desenvolver práticas inovadoras que proporcione prazer e aprendizado, devolvendo a criança algo que lhe é garantido por lei "o direito de brincar". |
pt_BR |