UEPB - Repositório Digital

Uma análise da importância do professor no processo de diagnóstico e tratamento de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Aguiar, Adreza Sanny Mendes de
dc.date.accessioned 2017-08-24T18:38:33Z
dc.date.available 2017-08-24T18:38:33Z
dc.date.issued 2017-08-07
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14045
dc.description AGUIAR, A. S. M. de. Uma análise da importância do professor no processo de diagnóstico e tratamento de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O TDAH- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um dos transtornos mais comuns da infância, tendo uma porcentagem de 3% a 5% em crianças em idade escolar e no Brasil indicam uma prevalência 3% a 6%. Caracteriza-se pela dificuldade em manter a atenção, inquietação acentuada (por vezes hiperatividade) e impulsividade. É também chamado de DDA (Disfunção de Déficit de Atenção). Para que esses problemas recebam um diagnóstico de TDAH, eles devem se apresentar fora de um limite normal para a idade e o desenvolvimento da criança. Como crianças com diagnóstico de TDAH são geralmente reconhecidas na escola, o artigo foi construído através de uma pesquisa bibliográfica, utilizando autores (a) como NEWRA, (2006); ROHDE, (2004); VITALIANO, (2010); entre outros. Com o objetivo de esclarecer o transtorno e analisar a importância do papel do professor (a) como contribuinte para o diagnóstico e tratamento do mesmo. Conclui-se que a atuação pedagógica é fundamental, pois, geralmente as primeiras observações são trazidas pelos professores, sendo as manifestações mais frequentes, as condutas de comportamento. Assim como também, ressaltando as práticas pedagógicas que podem ser utilizadas como ferramentas no processo de ensino e aprendizagem dessas crianças, em seu processo de planejamento e auxilio na educação do aluno que apresenta o transtorno. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Livânia Beltrão Tavares pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Déficit de atenção pt_BR
dc.subject Psicologia infantil pt_BR
dc.title Uma análise da importância do professor no processo de diagnóstico e tratamento de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta