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Entendendo educação como fenômeno que se desenvolve em conversação entre o saber e o fazer, e que se realiza com e para pessoas em diferentes níveis de maturação e variadas realidades, faz-se necessário compreender o surgimento da Pedagogia em seu sentido mais amplo e arraigado. A partir do percurso trilhado pelo Ensino Superior no Brasil, fazemos um relato acerca das raízes históricas em que se fundaram o Curso de Pedagogia no Brasil, e como a Resolução CNE 1/2006 garantiu a formação do Pedagogo, visando maior pluralidade do fazer pedagógico as atividades docentes, abrangendo sua atuação aos campos da organização e gestão dos sistemas e instituições de ensino. O estudo permitiu visualizar através do resgate histórico articulado a análise do Projeto Político do Curso de Pedagogia da UEPB e as entrevistas feitas a egressos do mesmo, enfocando o objetivo desse trabalho que é investigar até que ponto a formação oferecida pelo Curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, atende ao perfil proposto que é, “formar pedagogos/as, capacitados a atuarem na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Gestão de Processos Educativos” bem como ao exigido pelo mercado de trabalho. Para tanto, utilizamos como abordagem teórico-metodológica os estudos de Gonçalves e Donatoni (2007), Andreoti (S/D), Brito (S/D), Castro (2003), Sá (1997), Libâneo (2002), Arantes (S/D), Silva (S/D) entre outros. Para consecução da mesma realizamos uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo através de pesquisa documental e entrevista semi-estruturada. Participaram desta, 10 egressos do curso em apreço. Após análise do material coletado, é possível afirmar que o Curso, para estes egressos, atende em parte ao perfil prescrito, entretanto, carece ser reorganizado, tendo em vista a sua própria organização, bem como os conteúdos estudados e a relação destes com a prática do pedagogo. |
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