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O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa realizada em uma escola particular de Campina Grande – PB, acerca das concepções avaliativas: formativa e classificatória, com o objetivo de analisar a forma pela qual é feita à avaliação na sala de aula; se formativa ou classificatória, seu impacto no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, buscou-se compreender como os professores têm desenvolvido a avaliação, como sua prática se organiza quanto a mesma, como também identificar os instrumentos avaliativos e se estes condizem com a prática pedagógica apresentada. A pesquisa caracteriza-se como pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas realizadas com as professoras da escola. Foram utilizados teóricos como: PERRENOUD (1999), VASCONCELLOS (2003), LIBÂNEO (2004) FERNANDES E FREITAS (2008), KRAEMER (2005) entre outros, verificando-se que a avaliação formativa possibilita o envolvimento de todos os envolvidos no processo avaliativo, não cabendo só ao professor o ato de julgar ou classificar seus alunos através das notas de instrumentos como a prova. Constatou-se que a avaliação é feita de forma classificatória e formativa, pois os resultados da aprendizagem são verificados com base em exercícios quantitativos, onde no final do processo é dada uma nota, e avaliação contínua e qualitativa através de observação e anotações sobre o desenvolvimento dos alunos. As professoras usam as provas escritas, exercícios, debates e observação como instrumentos de avaliação, compreendendo que a avaliação formativa atua no processo de aprendizagem como um todo, considerando as diferentes realidades. |
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