Resumo:
A presente pesquisa intitulada “A relação afetiva entre professores e alunos em sala de aula do 4° e do 5° ano do ensino fundamental”, tem como objetivo investigar se há ou não, relações afetivas entre professores e alunos, nas salas de aula do 4° e do 5° ano do ensino fundamental. A nossa intenção com o referido tema foi buscar uma fundamentação teórica que possibilite uma melhor compreensão sobrea importância dessa relação, contribuindo para o debate acadêmico-científico. No encalce desse objetivo caminhamos através da pesquisa qualitativa, numa abordagem descritiva, tendo como referencial Bogdan; Biklen (1994), Gil (2007). Para melhor desenvolvermos a nossa pesquisa buscamos nos fundamentar em estudiosos no assunto como, Freire (1993, 2009), Morales (2001), Furlani (2002), entre outros, os quais nos fizeram compreender que o relacionamento afetivo entre professor e aluno, e sua ação pedagógica, são de fundamental importância para o desenvolvimento intelectual. Portanto, a pesquisa nos proporcionou uma reflexão sobre a importância do relacionamento afetivo entre professor e aluno dentro das instituições de ensino, sobretudo, no grau escola do 4º e 5º ano do ensino fundamental.
Descrição:
SILVA, J. C. A relação afetiva entre professores e alunos em sala de aula do 4° e do 5° ano do ensino fundamental. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.