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As dimensões constitutivas da literatura infantil e a prática pedagógica no contexto da educação infantil

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dc.contributor.author Costa, Maria da Glória Barros Trajano
dc.date.accessioned 2017-08-25T11:09:52Z
dc.date.available 2017-08-25T11:09:52Z
dc.date.issued 2017-08-08
dc.identifier.other CDD 028.5
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14067
dc.description COSTA, M. da G. B. T. As dimensões constitutivas da literatura infantil e a prática pedagógica no contexto da educação infantil. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo, intitulado “As dimensões constitutivas da Literatura Infantil e a prática pedagógica no contexto da Educação Infantil” tem como objetivo discutir as práticas pedagógicas referentes à Literatura Infantil no contexto escolar, considerando suas dimensões constitutivas. O mesmo surgiu da necessidade de se pensar uma prática pedagógica com vistas à formação do leitor, desvencilhando da visão moralista e/ou conteudista que esta tem assumido ao longo dos tempos. Sabemos que apesar de pesquisas apontarem para a negatividade didático-pedagógica em que muitos professores abordam a Literatura Infantil, ainda evidenciamos, no interior das instituições escolares, que essa prática tem se dado de forma mecânica, basicamente como pretexto, ou seja, como ferramenta para o ensino de ortografia e gramática. Partindo desta argumentação, julgamos interessante levantar os seguintes questionamentos: Quais as implicações da inserção da Literatura Infantil no cotidiano das crianças da Educação Infantil? Que práticas pedagógicas deveriam ser desenvolvidas junto às crianças de zero a cinco anos de idade em relação à Literatura Infantil? Qual a importância da literatura na formação das crianças? Para abordarmos a problemática aqui delimitada, utilizamos a pesquisa bibliográfica, com base nos estudos de Carvalho (1989), Zilberman (1985/2005), Ariès (1981), Rousseau (1999), Cademartori (1986), Abramovich (1995), Kramer (2006), Rocha (1999), Brandão (2009), Debus (2006), Amarilha (1997), dentre outros. Diante desses estudos, vimos que a Literatura Infantil constitui-se um recurso fundamental no desenvolvimento de comportamentos leitores e o gosto pela leitura desde cedo, pois mesmo antes de aprender a ler, as crianças, ao ver um adulto lendo, ao ouvir uma história contada por ele, já começam a se interessar pelo mundo das palavras. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Soraya Maria Barros de Almeida Brandão pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura infantil pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.title As dimensões constitutivas da literatura infantil e a prática pedagógica no contexto da educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


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