Resumo:
Este estudo intitulado Entre riscos e rabiscos: o encanto das artes visuais no maternal é fruto
de uma pesquisa de campo, realizada no segundo semestre de 2016. Estudos anteriores
mostram que desde o nascimento a criança se depara com Artes Visuais, em cores, figuras de
uma parede, em um quadro, nas ruas, em casa, nos brinquedos e em todos os lugares presentes
no cotidiano da vida infantil. Dessa forma, concordamos que as Artes Visuais propiciam o
desenvolvimento das potencialidades afetiva, criativa, cognitiva e social da criança, e como
elemento básico para um crescimento equilibrado e consciente. A crença nessa possibilidade
nos conduziu a curiosidade por saber como isso acontece no cotidiano de uma instituição de
Educação Infantil, indagação que passou a definir-se como problema de pesquisa, enunciado
da seguinte forma: Como as artes visuais são incorporadas no dia a dia de uma sala de aula de
Educação Infantil com crianças de 0 a 3 anos? Para tanto, o objetivo geral é analisar o
desenvolvimento cognitivo, e motor das crianças do maternal através do desenho presente nas
artes visuais. E como objetivos específicos: verificar as formas de aceitabilidade que essas
crianças tem sobre as artes visuais. Para tanto, será desenvolvida atividades com materiais
artísticos diversificados para que o aluno tenha a possibilidade de uma mesma criação nessa
investigação. O campo da pesquisa foi uma sala de aula, com a turma do maternal I e II de
uma creche da rede pública municipal, localizada no município de Matinhas – PB, na qual
trabalho. Os registros de observação e a coleta de dados teve como instrumentos o
acompanhamento do dia a dia na realização de suas atividades de desenhos. O referencial
teórico tem como base estudiosos como Ariès (1981), Oliveira (2010), Barbosa (2002) assim
como as ideias de teóricos consagrados como Rousseau (1999), Froebel (2002), Piaget(1971),
Vygotsky (2001). A análise dos dados coletados nos levou a considerar que, na sala de aula
observada, há a incorporação das Artes Visuais, seja em relação às atividades com objetivos
de aprendizagem de conteúdos cognitivos, procedimentais ou atitudinais, seja em relação ao
desenvolvimento das crianças, em sua totalidade. No entanto, ainda faz-se necessário
enfatizar que os educadores repensem os modelos teóricos e sua práxis em sala de aula,
incorporando as Artes Visuais como estratégia de ensino continuo, objetivando uma
aprendizagem realmente significativa para a criança, é um verdadeiro entendimento à família
sobre a função da arte na vida desses pequenos.
Descrição:
Soares, J. F. Entre riscos e rabiscos: o encanto das artes visuais no maternal. 2017. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.