Resumo:
O presente artigo tem por objetivo analisar o trabalho com as Artes Visuais na prática
pedagógica, de uma turma numa Escola Municipal de Campina Grande-PB1. Este artigo
apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual realizamos um estudo de caso, em
uma turma do 4° ano do Ensino Fundamental. Para coleta de dados foram realizadas
observações da rotina escolar, onde fizemos registros escritos e fotográficos, bem como, foi
aplicado questionário com a professora da turma. As Artes Visuais são uma das linguagens da
Arte que é obrigatória em todos os níveis da Educação Básica, conforme a lei 13.278/2016.
Através dessa linguagem, as crianças têm a oportunidade de conhecer múltiplas culturas
visuais, ampliando a construção do seu conhecimento de mundo. Verificamos que o trabalho
com as Artes Visuais se realiza principalmente, através do desenho, da pintura, do recorte e
colagem, e que, atualmente, a Arte faz parte das disciplinas que compõem o currículo escolar,
diferentemente de 2011 que o trabalho com Arte era desenvolvido a partir de um projeto da
escola, ou de forma interdisciplinar, ou não acontecia. Diante das observações, constatamos
que na prática, a realidade das nossas escolas públicas não considera as imposições da lei,
pois estas escolas, por vezes não possuem uma infra-estrutura adequada e materiais
pedagógicos necessários para o professor desenvolver um bom trabalho com Arte e,
especificamente, com as Artes Visuais.
Descrição:
Almeida, A. L. O do N. F. As artes visuais no contexto de uma escola municipal de ensino fundamental em Campina Grande- PB. 2017. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.