UEPB - Repositório Digital

O artigo de opinião no livro didático: um estudo das propostas do ensino do gênero a partir dos PCN de língua portuguesa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Guedes, Aluska Santos Araujo
dc.date.accessioned 2017-08-25T14:01:26Z
dc.date.available 2017-08-25T14:01:26Z
dc.date.issued 2016-10-21
dc.identifier.other 418
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14100
dc.description GUEDES, A. S. A. O artigo de opinião no livro didático: um estudo das propostas do ensino do gênero a partir dos PCN de língua portuguesa. 2016. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Nesta pesquisa abordamos o ensino de língua Portuguesa ancorado pelos gêneros textuais conforme orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Tomamos assim como foco o ensino do gênero artigo de opinião no 9º ano do ensino fundamental, por este ser o último ano antes do ensino médio, o qual deve preparar o aluno para novos desafios propostos nas séries posteriores. Na presente pesquisa, tivemos o objetivo de contribuir para os estudos sobre ensino-aprendizagem do gênero artigo de opinião, tendo o livro didático com plano de fundo, relacionando as propostas nos livros didáticos às orientações dos PCN de Língua Portuguesa. Analisamos assim, através de uma pesquisa de natureza qualitativa e de caráter bibliográfico e documental, o processo de escrita proposto pelos PCN de língua Portuguesa, que envolve etapas, as quais são: planejamento, escrita e reescrita, como é apresentado o processo no livro didático e se encaminha o aluno a uma produção proficiente. Para tanto utilizamos o referencial teórico; (2003); Coracini, (1999); Antunes, (2003); Marcusch (2010). Souza (1999); e por fim os documentos do Ministério da Educação e Cultura MEC- PCN de Língua Portuguesa (1998) e PNLD (2016). A partir deste referencial observamos a necessidade de direcionamento mais específico aos autores dos livros didáticos, pois apesar de haver as etapas de produção textual sugeridas, as propostas são dispares entre si, culminando assim num ensino diferenciado e em alguns casos, não suficiente para o desenvolvimento das habilidades produtivas do aluno. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Elisa Cristina Amorim Ferreira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Artigo de opinião pt_BR
dc.subject Gênero textual pt_BR
dc.subject Parâmetros Curriculares Nacionais pt_BR
dc.title O artigo de opinião no livro didático: um estudo das propostas do ensino do gênero a partir dos PCN de língua portuguesa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta