Resumo:
O ensino de Biologia, em especial os conceitos de genética, deve ser trabalhado de
forma a construir cidadãos mais críticos e autônomos em seus pensamentos. Aliar
esses conceitos ao uso das tecnologias digitais no processo de ensino e
aprendizagem se faz necessário, tornando-se uma alternativa pedagógica viável
para suprir as dificuldades existentes. A interação do professor em tais práticas é
fundamental para motivar seus alunos a mudarem suas maneiras de estudar,
usando os recursos midiáticos, além do entretenimento, transformando a escola em
um ambiente de construção do saber. Do contexto dessas discussões emergiu esse
estudo, realizado através da teoria de mediação, do sociólogo russo Lev
Semenovitch Vygotsky, tendo como meta a promoção do desenvolvimento das
funções psicológicas superiores na educação escolar, a partir da inserção de um
jogo computacional livre, hospedado na rede mundial de computadores promovendo
as possíveis interações (aluno / conhecimento próprio, aluno / computador e aluno /
aluno). Para se atender às exigências do objetivo desta pesquisa, se fez necessário
realizar uma intervenção colaborativa, caracterizada como uma pesquisa-ação na
prática pedagógica do docente e também pesquisador, para que se criasse o
ambiente adequado na execução da tarefa, da intervenção e a consequente busca
de dados em torno do objeto de estudo. O estudo ocorreu na Escola Estadual Irineu
Joffily em Esperança, com a turma de 3ª série A, manhã, no período de Fevereiro a
Abril de 2015, durante as aulas de genética. Os resultados apontam para a
necessária utilização de recursos tecnológicos no cotidiano, como ferramentas
cognitivas, que são eficientes na promoção dos aspectos cognitivos e socializadores
do conhecimento para a aprendizagem e desenvolvimento humano dos alunos.
Descrição:
OLIVEIRA, A. J. A. de. Vygotsky, teoria da mediação e o computador: um diálogo possível promovendo o desenvolvimento humano. 2017. 58f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.