dc.contributor.author |
Oliveira, Aridelson Joabson Almeida de |
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dc.date.accessioned |
2017-08-25T14:13:34Z |
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dc.date.available |
2017-08-25T14:13:34Z |
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dc.date.issued |
2015-05-11 |
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dc.identifier.other |
CDD 372.24 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14104 |
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dc.description |
OLIVEIRA, A. J. A. de. Vygotsky, teoria da mediação e o computador: um diálogo possível promovendo o desenvolvimento humano. 2017. 58f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O ensino de Biologia, em especial os conceitos de genética, deve ser trabalhado de
forma a construir cidadãos mais críticos e autônomos em seus pensamentos. Aliar
esses conceitos ao uso das tecnologias digitais no processo de ensino e
aprendizagem se faz necessário, tornando-se uma alternativa pedagógica viável
para suprir as dificuldades existentes. A interação do professor em tais práticas é
fundamental para motivar seus alunos a mudarem suas maneiras de estudar,
usando os recursos midiáticos, além do entretenimento, transformando a escola em
um ambiente de construção do saber. Do contexto dessas discussões emergiu esse
estudo, realizado através da teoria de mediação, do sociólogo russo Lev
Semenovitch Vygotsky, tendo como meta a promoção do desenvolvimento das
funções psicológicas superiores na educação escolar, a partir da inserção de um
jogo computacional livre, hospedado na rede mundial de computadores promovendo
as possíveis interações (aluno / conhecimento próprio, aluno / computador e aluno /
aluno). Para se atender às exigências do objetivo desta pesquisa, se fez necessário
realizar uma intervenção colaborativa, caracterizada como uma pesquisa-ação na
prática pedagógica do docente e também pesquisador, para que se criasse o
ambiente adequado na execução da tarefa, da intervenção e a consequente busca
de dados em torno do objeto de estudo. O estudo ocorreu na Escola Estadual Irineu
Joffily em Esperança, com a turma de 3ª série A, manhã, no período de Fevereiro a
Abril de 2015, durante as aulas de genética. Os resultados apontam para a
necessária utilização de recursos tecnológicos no cotidiano, como ferramentas
cognitivas, que são eficientes na promoção dos aspectos cognitivos e socializadores
do conhecimento para a aprendizagem e desenvolvimento humano dos alunos. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: Maria Lúcia Serafim |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Funções psicológicas superiores |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias digitais |
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dc.subject |
Padrões hereditários dos Scoisos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de genética |
pt_BR |
dc.title |
Vygotsky, teoria da mediação e o computador: um diálogo possível promovendo o desenvolvimento humano |
pt_BR |
dc.type |
Other |
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