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A pesquisa faz um estudo discursivo e cultural a respeito de como a negritude está
representada nos livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Fundamental. A temática
escolhida destaca a contribuição do negro para a cultura brasileira, tendo em vista a
constituição da sociedade local e o estabelecimento de relações salutares nas salas de aula da
Educação Básica. Enfatiza ainda a construção do pensamento crítico do alunado frente à
inserção do negro, sua cultura e identidade no Brasil. Investe na (res)significação da figura
discursiva do negro em nossa sociedade e cultura, almejando a escritura de uma nova história
do negro em terras brasileiras, superando o estigma de uma memória com raízes fincadas na
herança de um país que viveu a escravidão. Buscando alcançar tais metas, fundamenta-se nas
bases teóricas da Análise do Discurso de linha francesa, nos estudos culturais, de identidade e
representação, bem como nos estudos socio-históricos e no exame de documentos oficiais que
orientam o fazer docente no âmbito da educação nacional. Diante disso, destaca-se Orlandi
(2009), Fernandes (2005), Stuart Hall (2005), Silva (2000), Baumam (2005), Geertz (2008),
Cuche (1999), a LDB, os PCN com destaque para língua portuguesa e Temas Transversais e a
Lei 10.639/2003. Nesse sentido, o texto monográfico aponta para a materialização de uma
análise bibliográfica e documental, com fim qualitativo. E verificar possíveis avanços nos
livros didáticos de língua portuguesa que destacam a figura discursiva representada pelo
negro, materiais didáticos que buscam atender as designações expressas na lei 10.639/2003
que torna obrigatória às escolas a responsabilidade de incluir nos currículos escolares a
história e a cultura afrodescendente e africana. Conclui que os livros didáticos selecionados e
analisados, datados entre os anos de 2006 e 2012, não avançam, de forma significativa, para a
resolução de questões étnicas que rondam os espaços escolares, e a sociedade de modo geral,
o que foi identificado mediante o exame dos discursos que desenham a figura do negro em
cena cultural brasileira. |
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