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Representação cultural e identidade negra em livros didáticos de língua portuguesa

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dc.contributor.author Marquardt, Thaffinis Ruama Bezerra
dc.date.accessioned 2017-08-25T14:15:21Z
dc.date.available 2017-08-25T14:15:21Z
dc.date.issued 2015-12-07
dc.identifier.other CDD 371.32
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14108
dc.description MARQUARDT, T. R. B. Representação cultural e identidade negra em livros didáticos de língua portuguesa. 2015. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa faz um estudo discursivo e cultural a respeito de como a negritude está representada nos livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Fundamental. A temática escolhida destaca a contribuição do negro para a cultura brasileira, tendo em vista a constituição da sociedade local e o estabelecimento de relações salutares nas salas de aula da Educação Básica. Enfatiza ainda a construção do pensamento crítico do alunado frente à inserção do negro, sua cultura e identidade no Brasil. Investe na (res)significação da figura discursiva do negro em nossa sociedade e cultura, almejando a escritura de uma nova história do negro em terras brasileiras, superando o estigma de uma memória com raízes fincadas na herança de um país que viveu a escravidão. Buscando alcançar tais metas, fundamenta-se nas bases teóricas da Análise do Discurso de linha francesa, nos estudos culturais, de identidade e representação, bem como nos estudos socio-históricos e no exame de documentos oficiais que orientam o fazer docente no âmbito da educação nacional. Diante disso, destaca-se Orlandi (2009), Fernandes (2005), Stuart Hall (2005), Silva (2000), Baumam (2005), Geertz (2008), Cuche (1999), a LDB, os PCN com destaque para língua portuguesa e Temas Transversais e a Lei 10.639/2003. Nesse sentido, o texto monográfico aponta para a materialização de uma análise bibliográfica e documental, com fim qualitativo. E verificar possíveis avanços nos livros didáticos de língua portuguesa que destacam a figura discursiva representada pelo negro, materiais didáticos que buscam atender as designações expressas na lei 10.639/2003 que torna obrigatória às escolas a responsabilidade de incluir nos currículos escolares a história e a cultura afrodescendente e africana. Conclui que os livros didáticos selecionados e analisados, datados entre os anos de 2006 e 2012, não avançam, de forma significativa, para a resolução de questões étnicas que rondam os espaços escolares, e a sociedade de modo geral, o que foi identificado mediante o exame dos discursos que desenham a figura do negro em cena cultural brasileira. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Linduarte Pereira Rodrigues pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Livro didático - representação pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.subject Negro - cultura brasileira pt_BR
dc.subject Análise do discurso pt_BR
dc.title Representação cultural e identidade negra em livros didáticos de língua portuguesa pt_BR
dc.type Other pt_BR


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