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O presente estudo,intitulado “O brincar e suas dimensões constitutivas no contexto da
Educação Infantil”, tem como objetivo analisar o espaço-tempo do brincar no contexto
da Educação Infantil anunciados no discurso da professora e das crianças em uma
creche municipal de Campina Grande-PB, aqui denominadade “Mundo Infantil”.Apesar
das pesquisas já existentes acerca da importância do brincar, no desenvolvimento da
criança ainda evidenciamos,no interior das instituições escolares, o espaço/tempo do
brincar reservado apenas àhora do recreio, considerando a brincadeira apenas como um
passatempo, algo sem relevância e desarticulado dos propósitos educacionais.Nesse
sentido, muitos não compreendem as várias dimensões constitutivas e as
potencialidades que o brincar desenvolvem na criançaem relação a sua vida afetiva, o
desenvolvimento motor, socialização e a construção de conhecimentos, dentre muitos
outros aspectos que se desenvolve através das interações que se estabelecem nas
brincadeiras. Em virtude da falta de (re)conhecimento de professores(as) e na descrença
de muitos pais sobre a importância do brincar nas instituições educacionais,
especificamente, na Educação Infantil, se faz necessário que, uma vez mais, este tema
seja posto em discussão para que se tenha uma prática pedagógica mais centrada e
fundamentada em estudos sobre o incentivo ao prazer de aprender brincando.Para
abordarmos a problemática aqui delimitada, utilizamos a pesquisa qualitativa, que
configurou-se através de um estudo de caso, tendo como instrumento de coleta de
dados questionários abertos.Uma professora e oito crianças do Pré II constituíram-se os
sujeitos pesquisados. Nossa pesquisa teve como suporte teórico os estudos de Oliveira
(2010), Angotti (2006), Lima (2008), Fernandes (2011), Vygotsky (1991), dentre
outros. A partir dos dados coletados, observamos que mesmo o brincar estando presente
no cotidiano escolar da creche pesquisada, há muito o que se fazer em relação a
presença da brincadeira na escola, uma vez que esta ainda não se constitui como uma
atividade por excelência. |
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