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No contexto da produção musical no Brasil, é notória a visão depreciativa da mulher, tratada
como objeto sexual em várias nomenclaturas que englobam certas manifestações artísticomusicais
em evidência. A ausência nestas composições, da parte de quem as produz e
consome, de demonstrações de respeito, cuidado ou zelo, diretrizes da interação masculina
com as mulheres em moldes cavalheirescos, despertou-nos a curiosidade acerca da
possibilidade de um tratamento diferenciado à mulher nas letras de Luiz Gonzaga do
Nascimento (1912-1989). De cunho qualitativo e bibliográfico, a presente pesquisa destina-se,
portanto, a refletir sobre representações da figura feminina em letras das canções compostas
e/ou interpretadas pelo cantor e compositor pernambucano. A análise abrange um total de dez
letras e estrutura-se em cinco categorias, cada uma debruçando-se sobre dois textos do corpus.
São elas: 1) “A mulher feita para o lar”; 2) “A mulher idealizada pela saudade”; 3) “A mulher
malvada”; 4) “A mulher sedutora” e 5) “A mulher moderna”. Buscamos, por este
procedimento, apontar as principais características e elementos de linguagem que constituem
as visões acerca da mulher fornecidas pelo texto. Para tanto, baseamo-nos nos textos teóricos
de PERROT (2008), D‟INCAO (2004) e ZOMER (2012), entre outros. Realizar estas tarefas
permitiu a confirmação de hipóteses previamente levantadas quanto a uma visão da mulher
culturalmente definida a partir de padrões marcadamente tradicionais (burgueses). |
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