Resumo:
A contribuição da Geografia no ensino de solo se dá a partir de seu objeto de
estudo, o espaço geográfico. O ensino na forma de instrução auxilia na
aprendizagem, que faz manifestar as habilidades e competências do aluno e,
consequentemente aperfeiçoá-las. Esta pesquisa fundamenta-se no estudo sobre a
necessidade de reavaliação e valorização dos estudos de solo no Ensino
Fundamental. O presente estudo, aplicado nas turmas de alunos de 6º a 9º ano do
ensino fundamental da Escola Ademar Veloso da Silveira, relata e analisa os
resultados da pesquisa sobre o ensino do solo no ensino público. Conclui-se que a
educação geográfica não é fácil, e para tanto, surge a urgente necessidade de
mudança no sistema de organização das escolas em geral e principalmente a forma
de “ensinar”, assim as atividades suscitaram a compreensão do solo como
componente da paisagem geográfica e ajudaram a ampliar conhecimentos teóricos
expostos em sala de aula. Assim, o objetivo dessa pesquisa é atentar para uma
melhor conscientização sobre a importância do solo na vida de alunos e professores,
bem como a necessidade de reavaliação e valorização dos estudos de solo no
Ensino Fundamental.
Descrição:
BARROS, L. B. O estudo do solo no cotidiano do aluno de ensino fundamental. 2016. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.