UEPB - Repositório Digital

A escrita na educação infantil: um estudo de caso de práticas pedagógicas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gois, Allana Mirtes Pereira
dc.date.accessioned 2017-08-25T14:38:55Z
dc.date.available 2017-08-25T14:38:55Z
dc.date.issued 2016-10-27
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14141
dc.description GOIS, A. M. P. A escrita na educação infantil: um estudo de caso de práticas pedagógicas. 2016. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Neste trabalho abordamos uma importante temática dentro do contexto escolar: a escrita na Educação Infantil. Como sabemos, uma das principais tarefas da escola é ensinar a ler e também escrever, não esquecendo os demais eixos temáticos a serem trabalhados, associado ao cuidar essas crianças do mundo que as cerca, ao menos por algumas horas. Percebendo as dificuldades com as quais as crianças se deparavam ao serem inseridas em práticas pedagógicas desvinculadas de suas vivências, repletas de atividades mecânicas com vistas a uma alfabetização (precoce), buscamos, então, observar turmas de Educação Infantil em unidades de ensino da rede pública e da privada a fim de verificar como é desenvolvido o trabalho com a linguagem escrita nestes espaços. Para tanto, escolhemos uma instituição da rede pública e uma da rede privada de ensino, sendo observada uma turma de Pré II em cada uma destas unidades. Constatamos que as crianças das duas escolas vivenciaram práticas distintas de ensino da língua escrita, no entanto, em ambas, prevalece um ensino mecânico, baseado na repetição, memorização, reforço, tendo como meta, preparar essas crianças para a alfabetização, que não é o foco e finalidade das turmas de Educação Infantil. Fundamentamos teoricamente nosso trabalho e análise de dados em autores como Ariés (1981), Froebel citado por Arce (2002), Ana Teberosky e Emília Ferreiro (1985), Vygotsky (1998), Luria (2002), Kato (2010), Ferreiro (1987) e Morais (2003), Brandão e Rosa et. al (2010), Melo (2004), Kleiman (2009), Kato (2010), Smolka (1996), e as diretrizes de como efetuar esse trabalho segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil vol.3 (BRASIL, 1998), dentre outros. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Cristina Sales Cruz pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.title A escrita na educação infantil: um estudo de caso de práticas pedagógicas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta