Resumo:
Para o convívio em sociedade, o ser humano se utiliza de diversas formas de linguagem para
se comunicar, interagir e influenciar as pessoas em sua volta. Sendo assim, surge a
necessidade de se entender a seguinte questão: Quais sentidos são convocados pelo uso dos
operadores argumentativos na produção de propagandas que tematizam a doação de sangue?
Diante dessa indagação e considerando que o ambiente em que vivemos é interativo, no qual
dependemos mutuamente um do outro para convivermos em sociedade, o objetivo principal
do presente estudo foi analisar o uso dos operadores argumentativos no gênero propaganda,
demonstrando os recursos estilísticos que atribuem significado ao texto publicitário e como
tais elementos direcionam a atenção do interlocutor para uma determinada conclusão ou
tomada de conduta. Esta pesquisa se justifica pelo fato de que ao analisar o ato da
comunicação verbal, é possível observar que a ação de linguagem realiza-se nos diversos atos
argumentativos que, por ser produto de relações pragmáticas, precisa ter finalidade
contextual, adquirindo uma intencionalidade no fazer discursivo. Com caráter qualitativo, este
estudo foi possível mediante uma sondagem bibliográfica associada ao corpus que foi
selecionado para análise. Este corpus foi composto por propagandas do Governo Federal,
veiculadas na internet e na mídia televisiva, especificamente, nos anos de 2009, 2014 e 2015,
cujo objetivo maior é incentivar a doação de sangue no país. A escolha dessas propagandas se
deu pela forte presença dos operadores argumentativos que atuam na linguagem com o intuito
de fazer com que o leitor tome uma atitude, assuma uma conduta, isto é, creia que a mudança
de vida do "eu" se dá pela possibilidade de transferir sangue para o "outro". Com base nos
estudos semântico-argumentativos e da linguística textual, o embasamento teórico foi
alicerçado em Ducrot (1998), Koch (2008), Carvalho (2000), Guimarães (2002), Sandman
(1999), dentre outros teóricos. Os resultados da pesquisa apontam para a compreensão de que
o estudo dos operadores argumentativos torna-se essencial para o reconhecimento dos
elementos que constituem o texto publicitário e como eles atuam para a produção de sentido.
Descrição:
ALEXANDRE, F. M. Operadores argumentativos em propagandas de doação de sangue. 2016. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.