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Este trabalho tem o objetivo de refletir criticamente sobre o desafio de saber ensinar no campo
de estágio supervisionado, ao mesmo tempo em que contempla a compreensão de
determinadas especificidades do fazer pedagógico, da identificação das necessidades e
perspectivas do processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, o papel do pedagogo será
vislumbrar a sua vivência na sua área de atuação, no sentido de buscar relacionar, de um lado,
toda teoria vivenciada durante o curso. E, de outro, buscar estabelecer relação dessa teoria
com a prática que, nada mais é que o desafio de saber ensinar. Enfatizamos que esse trabalho
adveio de minha experiência no campo de estágio supervisionado no qual vivenciamos na
escola uma pesquisa de caráter exploratório, quando participamos da observação no campo de
estágio e de nosso envolvimento, do lugar de estagiária. O que, de fato, houve, mesmo que
não tão abrangente, um diálogo entre a relação teoria e prática, viabilizando sair do campo
teórico para o campo prático, no sentido de tentar dialogar, mais de perto, com a teoria e a
prática. Utilizemos a pesquisa qualitativa, por intermédio da observação da prática docente,
no que se refere ao desafio de saber ensinar dos professores e dos alunos. Para dialogar com a
reflexão teórica, apoiamo-nos nos estudos de Santos (2001), Dornelles (2001), Freire (1991),
Garcia (2002), Cademartori (2009), Nadal e Papi (2007), Vasconcellos (2003), Moysés (1998)
e outros. |
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