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Os estereótipos femininos no modernismo e na contemporaneidade: uma proposta didática para o ensino de literatura

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dc.contributor.author Oliveira, Josicleide Araújo
dc.date.accessioned 2017-08-25T15:21:52Z
dc.date.available 2017-08-25T15:21:52Z
dc.date.issued 2016-05-23
dc.identifier.other CDD 371.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14164
dc.description OLIVEIRA, J. A. Os estereótipos femininos no modernismo e na contemporaneidade: uma proposta didática para o ensino de literatura. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo objetiva refletir sobre o ensino de Literatura, através da apresentação de uma proposta didática para o ensino médio, pautada nas práticas sociais, e oriundas da experiência do Estágio Supervisionado IV do curso de Letras da UEPB. Esse trabalho consiste na reflexão de uma proposta metodológica, cuja estratégia de ensino para leitura do texto literário objetiva a interação do aluno com o texto e a possibilidade de reconhecimento do mundo, através da temática “Os estereótipos femininos no modernismo e na contemporaneidade”, que contempla discussões sobre a questão de gênero, como também, o Modernismo no Brasil, enquanto movimento literário, através de análises comparativas entre gêneros textuais que mostram implícita/e ou explicitamente aspectos que remetem aos estereótipos femininos, com traços presentes na poesia moderna . A metodologia teve um caráter bibliográfico, e foi fundamentada inicialmente nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio - OCEM (2006), no que tange a dimensão “humanizadora” da Literatura – Cândido (1995), capaz de possibilitar à formação de leitores críticos através do letramento literário, e nos estudos de Cândido (1995), Pinheiro (2006), Paulino e Cosson (2009), entre outros, bem como, os documentos oficiais que norteiam as práticas de ensino: OCEM (2006), e PCN (2002). Como resultado, comprovamos que as discussões sobre os estereótipos femininos e a utilização de alguns gêneros textuais, como músicas, poemas e anúncios publicitários, possibilitaram maior participação e envolvimento dos alunos nas aulas de literatura e consequentemente uma maior assimilação do conteúdo literário. Esperamos que este trabalho, além de possibilitar uma melhor compreensão do conteúdo literário e uma maior participação dos alunos nas aulas de literatura, possa contribuir para uma maior conscientização desses, de modo a desmistificar os preconceitos causados pelos estereótipos femininos em nossa sociedade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Wanderléia Farias Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de literatura pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Estereótipo feminino pt_BR
dc.title Os estereótipos femininos no modernismo e na contemporaneidade: uma proposta didática para o ensino de literatura pt_BR
dc.type Other pt_BR


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