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O presente artigo objetiva refletir sobre o ensino de Literatura, através da apresentação de uma
proposta didática para o ensino médio, pautada nas práticas sociais, e oriundas da experiência do
Estágio Supervisionado IV do curso de Letras da UEPB. Esse trabalho consiste na reflexão de uma
proposta metodológica, cuja estratégia de ensino para leitura do texto literário objetiva a interação do
aluno com o texto e a possibilidade de reconhecimento do mundo, através da temática “Os
estereótipos femininos no modernismo e na contemporaneidade”, que contempla discussões sobre a
questão de gênero, como também, o Modernismo no Brasil, enquanto movimento literário, através de
análises comparativas entre gêneros textuais que mostram implícita/e ou explicitamente aspectos que
remetem aos estereótipos femininos, com traços presentes na poesia moderna . A metodologia teve
um caráter bibliográfico, e foi fundamentada inicialmente nas Orientações Curriculares para o Ensino
Médio - OCEM (2006), no que tange a dimensão “humanizadora” da Literatura – Cândido (1995),
capaz de possibilitar à formação de leitores críticos através do letramento literário, e nos estudos de
Cândido (1995), Pinheiro (2006), Paulino e Cosson (2009), entre outros, bem como, os documentos
oficiais que norteiam as práticas de ensino: OCEM (2006), e PCN (2002). Como resultado,
comprovamos que as discussões sobre os estereótipos femininos e a utilização de alguns gêneros
textuais, como músicas, poemas e anúncios publicitários, possibilitaram maior participação e
envolvimento dos alunos nas aulas de literatura e consequentemente uma maior assimilação do
conteúdo literário. Esperamos que este trabalho, além de possibilitar uma melhor compreensão do
conteúdo literário e uma maior participação dos alunos nas aulas de literatura, possa contribuir para
uma maior conscientização desses, de modo a desmistificar os preconceitos causados pelos
estereótipos femininos em nossa sociedade. |
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